# 20 – Lógica de Programação para Crianças Com Sara Mercês

 

Assinar com iTunes Assinar com RSS

 

Quando pensamos em tecnologia e associamos a regiões do país, normalmente pensamos em regiões como sul e sudeste, e acredito que dificilmente o Pará seja o primeiro estado que venha a sua mente. Mas o Brasil é um mosaico de cores e culturas, e por isso nesse episódio a Sara veio conversar conosco e compartilhar a sua experiência.

A Sara está concluindo a graduação em engenharia da computação pelo pólo de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA). Durante o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ela desenvolveu um trabalho de ensino de lógica de programação usando o Scratch (link abaixo) para as crianças do 5º ano de uma escola municipal na cidade de Inhangapi, município com pouco mais de 10.000 habitantes no interior do Pará, que é formado por comunidades ribeirinhas amazônicas.

Para despertar nas crianças o interesse pelo tema, a Sara usou como base a realidade das crianças, que tinham que criar um jogo onde o objetivo era limpar o lixo do rio que corta a cidade e que fica bem próximo da escola, mostrando assim também a importância de preservar o meio ambiente e de usar a floresta e o rio de forma sustentável.

Mas a parte mais legal desse projeto nem é isso. O que é mais incrível é que a escola onde o projeto foi desenvolvido é exatamente a escola onde a Sara estudou.

A grande maioria dessas crianças não tem ninguém na família que já concluiu ensino superior, e para elas ir para a faculdade é um sonho distante. No caso da Sara mesmo, ela e a irmã são as primeiras da família a irem para a faculdade, então ela voltar lá na escola e servir de exemplo para as crianças de que estudando é possível sim entrar na faculdade, é na minha opinião o ponto mais importante do projeto. E sim, gostaria que houvessem muito mais projetos como esse.

Além disso, a Sara mantem o perfil @lindasdaengenharia, que já tem mais de 20.000 seguidores no Instagram.

Tenho certeza que você vai gostar e aprender com a nossa conversa.

 

Links úteis do episódio:

Scratch

@lindasdaengenharia

 

 

 

Curta e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *