# 13 – Engenharia de Tecidos e Clean Meat Com Lorena Viana Souza

 

Assinar com iTunes Assinar com RSS

 

Você já imaginou um futuro onde não seja necessário matar nenhum animal para se comer carne? E que as células dos animais sejam cultivadas em laboratório, até se tornarem um suculento bife, talvez até impresso em uma bioimpressora 3D?

Para muitas pessoas isso parece loucura, mas em contrapartida muita gente acredita que essa realidade está mais próxima do que se imagina, e estão inclusive investindo pesado para que isso aconteça.

Essa carne cultivada em laboratório, a “clean meat”, ou carne limpa em uma tradução literal, vem sendo desenvolvida e melhorada no decorrer do tempo, e deve estar disponível comercialmente muito em breve.

Para falar sobre esse assunto convidei a Lorena Viana Souza, que é mestre em engenharia de materiais e co-fundadora da bio startup Biomimetic Solutions, e portanto tem muito conhecimento sobre o assunto.

A Biomimetic Solutions é uma spin off acadêmica fundada por 5 engenheiras, o que só isso já é algo super interessante. Em 2017 elas venceram o Startup games de BH e foram convidadas a participar de um programa de aceleração no Reino Unido. Depois disso, deram uma nova guinada no negócio e focaram a pesquisa científica no desenvolvimento de scaffolds que é onde as células da carne de laboratório são cultivadas.

Além de falar sobre o desenvolvimento de tecnologia para Clean Meat, a Lorena comentou sobre o processo de criação da Biomimetics Solutions e da jornada dela como empreendedora.

Tenho certeza que você vai gostar e aprender com a nossa conversa.

 

 

Links úteis do episódio:

Linkedin da Lorena

Site da Biomimetics Solutions

 

 

 

Curta e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *